Ela, publicitária

11 músicas que fizeram sucesso na publicidade

Posted on: 15/04/2011

Um bom comercial é composto de um roteiro orginial, com bons atores, bom conceito e…uma boa trilha-sonora. A música certa completa com perfeição tudo aquilo que a campanha quer transmitir, e pode tornar o filme inesqucível.

Na maioria dos casos, a música é inserida em uma ideia já existente. Em outros, a trilha-sonora é o elemento principal, e toda a ideia do filme é desenvolvida com base na letra.

Os próximos vídeos são comerciais que ficaram marcados por causa da trilha sonora. Vi alguns que eu não conhecia, mas outros (como o da Sindrome de Down, que eu já postei aqui, e o da Mitsubishi) eu já tinha visto e a música realmente diz tudo. Olha só:

1. Apple: Love Train, do Wolfmother, e a série Silhouettes

Em 2004 e no decorrer dos anos seguintes, a Apple lançou uma série de comerciais chamada “Silhouettes”, criada para promover o iPod nas ruas. Os comerciais e as “silhuetas dançarinas” são variados e modificam-se de acordo com a trilha. Entre os artistas que participaram da série com músicas próprias estão: Wolfmother (ao lado), U2, White Stripes, The Temper Trap, Feist, Jet, The Fratellis,Coldplay, Gorillaz, Steriogram, The Black Eyed Peas,Daft Punk e outros.

2. Fundação Síndrome de Down: Fake Plastic Trees, do Radiohead

A propaganda “Carlinhos”, como ficou conhecido o comercial institucional da Fundação Síndrome de Down, tornou-se popular na década de 90 e é lembrada até hoje pela suavidade com que tratou o tema: “Down. A pior síndrome é a do preconceito”. Esse filme é lindo, vale a pena ser visto.

3. Coca-Cola: What a Wonderful World, de Louis Armstrong, cantada por Joey Ramone

Big Splash, a primeira campanha da Coca-Cola para a América Latina em 2009, mostra um mundo drasticamente modificado pela explosão de uma garrafa do refrigerante: pessoas mais felizes, lugares mais coloridos e poluição transformada em bolhas transparentes e espuma. O visual totalmente psicodélico no melhor estilo anos 70 brinca com o poder transformador das atitudes positivas.

4. Mitsubishi Pajero – Forever Young, do Alphaville

Uma sequência com várias pessoas usando máscaras de lama sobre o rosto, cantando baixinho e sem ânimo “Forever Young”, uma das músicas mais conhecidas do grupo alemão Alphaville. A primeira impressão que se tem quando o comercial começa é de que em seguida virão frases sobre algum tratamento ou produto estético. Foi por isso que o filme “Lama faz Bem”, do Mitsubishi Pajero TR4 Flex 2010, surpreendeu tanto.

5. Nestlé: Emoções, de Roberto Carlos

Em 2011, a famosa canção “Emoções”, de Roberto Carlos, foi usada pela primeira vez em uma campanha publicitária. A música é a trilha sonora de “Retrospectiva”, uma das peças que marcam a comemoração dos 90 anos da Nestlé no Brasil.

6. MercadoLivre: Someone is there waiting for my song, de Aselin Debison

Em 2006 o MercadoLivre.com criou um spot de 30 segundos em que um rapaz anuncia a venda de um beijo pelo site, e uma garota resolve comprar o “produto”. A ideia da peça era humanizar o slogan “Alguém procura o que você tem, alguém tem o que você procura”, destacando o MercadoLivre como um ponto de encontro para os desejos dos usuários. Gente, desculpa…mas acho essa propaganda ridicula, como todas as do Mercado Livre.

7. Fiat Punto: Shut Your Eyes, do Shout Out Louds

Comercial do Fiat Punto de 2007, “Heroína” foi criado pela agência Leo Burnett e mostra a relação de um rapaz com uma personagem de HQ. A personagem sai de um cartaz no início do filme e ganha vida, passando a fazer parte do cotidiano do protagonista para, por fim, voltar ao seu lugar original.

8. VISA: Today, de Smashing Pumpkins

Em 2009, a VISA estreou um comercial inspirador criado pela agência TBWA\Chiat\Day e embalado por Today, de Smashing Pumpkins. Na versão exibida no Brasil, a peça publicitária, parte da campanha “Go”, é narrada pelo ator Antônio Fagundes.

9. Fiat Idea: Un Belo Dia, de Yaniel Matos Perez

O comercial de lançamento do Fiat Idea, de 2006, fez muita gente sair cantando “Un Belo Dia” sem perceber. A música ganhou simpatia e virou hit. Interpretada por Yaniel Matos Perez, “Un Belo Dia” foi produzida pelo estúdio Tentáculo especialmente para o filme, a pedido da agência Leo Burnett, que atende a conta da Fiat.

10. Nescafé Dolce Gusto: Sex Machine, de James Brown

A Nescafé Dolce Gusto incorporou James Brown em 2009 e colocou suas cafeteiras para dançar ao som de Get Up I Feel Like Being A Sex Machine, também conhecida como Sex Machine. O filme, lançado para anunciar a parceria entre a Nestlé e a Krups, fabricante alemã de máquinas de café, é aberto com a voz do próprio cantor, que anuncia “Fellas, I’m ready to get up and do my thing”.

11 . Claro Teste: Should I Stay or Should I Go?, de The Clash

A campanha Claro Teste, de 2009, é embalada com muita pertinência pela clássica “Should I Stay or Should I Go?”, da banda inglesa The Clash. A música faz parte do álbum Combat Rock, de 1982, do grupo. Ao lado de Sex Pistols e Ramones, The Clash foi um dos ícones do movimento punk na década de 80. A escolha da trilha encaixou perfeitamente no comercial porque ambos trabalham com a ideia de dúvida. No caso do filme da Claro, a música introduz o teste, produto oferecido pela empresa. Esse com certeza é um dos melhores da lista. Acho que perde só pra do Carlinhos. :)

(vi aqui).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: