Ela, publicitária

Liberando a Proibida

Posted on: 17/05/2011

Muito tem se falado sobre a campanha das “Tchecas” que trollaram o programa Pânico na TV. Uma ação de marketing de guerrilha extremamente ousada, perigosa…e genial.

A CBBP (Companhia Brasileira de Bebidas Premium) foi criada há 2 meses por investidores pernambucanos. Ela nasceu com o objetivo de produzir as melhores cervejas brasileiras.

Para divulgar a nova cerveja,  a “Proibida”,  a CBBP resolveu apostar em uma ação de marketing diferente e polêmica. A empresa fez um casting de modelos na Europa, e selecionou 2 que encarnariam as “tchecas” (Michaela e Dominika) apaixonadas pelo Brasil. Elas ainda espalharam mensagens pedindo dicas sobre viagens ao Brasil, através do Facebook, twitter, youtube e blog, com o perfil “weluvbrazil”.

Os vídeos fizeram sucesso, e o Pânico resolveu chamá-las para um novo quadro no programa no molde “garotas gostosas de biquini”, padrão do programa. O reality levou as garotas para desfilar ao lado da Gisele no carnaval do Rio, para uma partida no Maracanã, para São Paulo, Recife e Fortaleza, além de divulgar o bordão “Libera a Tcheca”. A surpresa veio no final de semana (15 de maio), quando foi revelado que elas eram, na verdade, gatoras propaganda da cerveja Proibida, produto da CBBP.

O programa (que é patrocinado pela Skol), foi pego de surpresa. Ninguém do programa esperava uma ação de marketing, e a CBBP acabou divulgando seu produto em âmbito nacional.

Vi muita gente reclamar, dizendo que a Proibida foi desleal aos consumidores e ao programa. Não concordo. A pegadinha não chegou a prejudicar o consumidor, apenas a Skol e o programa Pânico na TV, o que deixou a ação ainda mais cômica: eles trollaram o programa que mais prega peças por aí. E quant à Skol…bom, a Proibida foi desleal mesmo, mas acho que precisamos de mais propagandas assim por aqui.

E aí, o que vocês acham?

(vi aqui e aqui).

Anúncios

2 Respostas to "Liberando a Proibida"

Esse texto é tão parecido com o do blog Garotas de Propaganda. Quem escreveu primeiro?

Se você ver as fontes que eu utilizei pro post (Garotas de Propaganda e Folha), dá pra ver que foram elas quem escreveram primeiro.
Eu nunca faço um post sem fontes, então é normal que, algumas vezes, fique parecido. Até porque, no blog delas tinha praticamente toda a informação que já tinha sido divulgada, por isso a semelhança.
Mas eu tomomuito cuidado para deixar o post o mais diferente possível, pois não acho justo copiar o trabalho dos outros, mesmo citando a fonte. É que as vezes não tem jeito mesmo. ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: