Ela, publicitária

Archive for julho 2011

A campanha da Bombril estrelada por Marisa Orth, Dani Calabresa e Mônica Iozzi já deu muito o que falar. Já vi homens relativamente ofendidos e até mulheres falando que era um absurdo (mulheres do tempo das cavernas que ainda acham que o homem tem que trabalhar e elas devem limpar a casa. Oh, god.).

Já vi várias propagandas da campanha, e gostei da maioria. Tem umas bem fraquinhas, claro. Mas o que importa é a ideia. A brilhante e maravilhosa ideia da Bombril de afirmar que as mulheres evoluiram (é, a maioria), e que a marca evouluiu com elas. Boa pra cacete.

E aí então, foi lançado o comercial com a Marisa Orth, no qual os homens são comparados com cachorros (achei essa meio forçadinha, mas boa do mesmo jeito). Esse comercial bateu o recorde de reclamações no Conar: foram 300 homens ofendidos, abrindo pedido de retirada do comercial no Conselho.

Não adiantou, pois o pedido de suspensão foi arquivado. Olha o filme aqui:

Eu, sinceramente, não acho besteira dos homens ficarem ofendidos. Por melhor que seja a campanha, alguns dos filmes acabam pegando meio pesado. Não me levem a mal, pra mim homem tem sim que ajudar a limpar a casa, já que ele ajuda a sujar. Mas daí a comparar com um cachorro, tem diferença né?

(vi aqui).

Anúncios

A agência Mother criou um comercial estilô retrô (que aliás, acho que combinou muito com a marca) para promover o lançamento da nova Stella Artois Cidre.

Infelizmente, o produto só vai ser comercializado no Reino Unido. :(

Gostei do estilo da garrafa também. O conceito da campanha encaixou muito bem com o design.
E ver o personagem tomando um gole de Stella, de uma vontade de tomar também…

(vi aqui).

Sabe aquela mania que muita gente tem de lamber a tampa do iogurte? Então. A Grey Brasil aproveitou essa mania para criar a nova campanha da Fundação Ação Criança (uma entidade sem fins lucrativos que combate a desnutrição infantil).

A “peça” foi inserida nas tampinhas, com o texto “Muitas crianças não tem nem isso para comer. Ajude”.

Uma puta sacada da Grey. Lembrar as pessoas dessas situações já costumam dar um aperto no coração. Mas acho que o aperto piora quando lembramos que existem pessoas que ficam dias sem comer, bem quando nós estamos reclamando que não tem nada de bom pra comer em casa (mesmo o armário estando cheio de bolachas, salgadinhos, doces…).

É de matar pensar que muitas crianças (e adultos, também) não tem nem esse restinho de iogurte que gruda na tampinha pra comer. :(

(vi aqui).

Para sua nova campanha “Leave an Impression”, a Ballentine’s usou um aplicativo meio diferente, chamado de human API. Esse aplicativo permite que as pessoas interfiram ao vivo no processo criativo de um artista, via Facebook.

A última experiência foi feita em uma tatuagem (isso mesmo), criando a primeira tatuagem animada, feito pelo artista  K.A.R.L.

A tatuagem possui um QR Code que chama a animação (que se integra ao desenho da tattoo), podendo ser alterada.

A próxima ação vai ser com um grafiteiro, dia 14 de julho. Você pode participar através da página do Facebook.

Agora…o cara teve coragem pra fazer uma tatuagem como forma de propaganda, mas deve ter valido a pena, só pela experiência e por poder falar que teve a primeira tatuagem animada rsrs

(vi aqui).

A All Good, uma marca da Nova Zelândia que comercializa frutas, percebeu uma grande queda nas vendas da banana. Mas como reverter a queda nas vendas, sem usar as ações mais comuns (como descontos)? Pois é, a Ogilvy deu um jeito.

A agência resolveu fazer uma ação diferente no PDV: em frente a banca de bananas, foi instalado um spotlight especial, equipado com áudio com frequência estreita, para que apenas a pessoa que esteja em cima do adesivo possa escutar o áudio, passando a ideia de que a sua consciência está falando com você. Basta pisar no local indicado para ouvir a mensagem que, é claro, aconselha você a levar um cacho de bananas.

A ação agiu meio que como lavagem cerebral, mas o que importa é que deu certo: em poucas semanas, as vendas aumentaram em 130%, e ainda garantiu que a ação fosse para o shortlist de Cannes em Promo & Activation.

Aí entra naquilo que eu vivo falando por aqui, no final de alguns posts. Criatividade é isso. Existem muitas agências boas e profissionais criativos por aí…mas são poucos que conseguem pensar de forma tão diferente e inovadora que nem a Ogilvy conseguiu pra essa campanha. :)

E não sei porque, mas não consigo ver essa ação sem lembrar do grilo falante, do Pinóchio.

(vi aqui).

A Bund é uma empresa alemã, cujo foco é a preservação e proteção da vida selvagem.

Com o objetivo de mostrar às pessoas o quão rápida pode chegar a extinção de uma espécie, a agência Scholz & Friends criou para a Bund a campanha “60 seconds”.

As imagens são fortes, mas foram bem feitas e cumprem o objetivo da campanha. Olha só:

Não sei qual é a mais difícil de olhar :(

(vi aqui).

Em junho, foi inaugurado em Shanghai a Johnnie Walker House, um espaço de brand expirience que servirá para aproximar a marca do seu público chinês, para aumentar o consumo da bebiba no país.

A experiência ocorre em uma casa de 4 andares, com instalações interativas e uma escultura de cobre que explica todo o processo de destilação da bebida, além de contar a história da marca.

Como parte do projeto, foi criada uma série comemorativa das garrafas. O design uniu a marca e a cultura chinesa, pintando a garrafa de branca e fazendo detalhes em azul, imitando a famosa porcelana chinesa. Foram lançadas apenas 1000 unidades, que só estão disponíveis na Johnnie Walker House.

 

Sinceramente, não achei as garrafas tão bonitas assim. Mas adoro quando as marcas fazem um brand experience e espero ter a oportunidade de ir em um evento desse tipo, pelo menos uma vez.

Já faz um tempo, eu fiz um post aqui no blog falando sobre o Absolut Atelier, que tem a mesma ideia da Johnnie Walker House. O mais legal não são só os conceitos, o design, a ideia. É o jeito que eles conseguem encantar o consumidor. E convenhamos que, hoje em dia, encantar o cliente é extremamente importante.

(vi aqui).


Clique e receba as atualizações do blog por e-mail.

Junte-se a 72 outros seguidores

Blog Stats

  • 195.658 hits
Anúncios