Ela, publicitária

O #Fail das latas brancas da Coca-Cola

Posted on: 05/12/2011

Em Outubro eu fiz aqui no blog um post falando sobre a edição especial das latinhas da Coca-Cola: a marca lançaria uma quantidade limitada de latinhas brancas com desenhos de ursos polares, como uma forma de apoiar a proteção do animal, mascote da Coca. As latinhas só seriam vendidas nos EUA e no Canadá.

Pois é…não deu certo. A venda das latinhas brancas era prometida até fevereiro de 2012, mas a marca voltou atrás e, pouco mais de 1 mês depois do lançamento, refizeram o design das latas especiais para a campanha.

A Coca-Cola não deu os motivos exatos dessa mudança, mas alguns fatores que pesaram foi a fraca adesão dos consumidores e o grande número de reclamações recebidas. Grande parte das críticas dizia que a latinha da edição especial era facilmente confundida com as latinhas da Diet Coke, que também utilizam tons de prata. Além disso, a mudança da cor também foi relacionado com a mudança do sabor do produto (alô, exagero! O que o psicológico de uma pessoa não faz…).

A nova versão da lata teve a parte branca mudada para o vermelho, cor original da Coca-Cola e pode ser vista na imagem em destaque. Só senti falta do escrito que fala sobre o motivo da campanha..acho muito válido explicar a atitude tomada. Se deixar pros consumidores adivinharem, é bem capaz que essa ação passe em branco.

Só uma coisa que não sai da minha cabeça: como foi que o pessoal do marketing e design de embalagens da Coca-Cola não antecipou que a latinha especial pudesse ser confundida com a embalagem da Diet Coke? E a pesquisa com os consumidores, aonde foi parar?

(vi aqui).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: